ANÁLISE DE PROMESSAS – Sotiris Ninis

Na Grécia brilha um jogador de descendência albanesa, que encanta os gramados do país defendendo as cores do Panathinaikos, que dá pelo nome de Sotiris Ninis. Ao lado de grandes nomes como o de Leto, Karagounis ou Katsouranis, o greco-albanês entrou recentemente na lista de promessas para 2010, numa votação levada a cabo pela prestigiada revista France Footbal.

Nascido em Himare (Albânia), o jovem naturalizou-se grego após ter chegado às categorias de base do Panathinaikos, no ano 2004, vindo das escolas do Apollon Smyrnis. No final de 2006, os dirigentes do Pana ofereceram-lhe um contrato de cinco anos, e duas semanas, o técnico principal do time grego, Victor Muñoz, chamou-o para integrar a equipe sénior. Ninis viria a tornar-se no jogador mais novo - 16 anos - a vestir a camisa do clube, e entretanto, uns dias mais tarde, rejeitava uma convocação da seleção da Albânia.


Em termos de representação de seleções, o jovem meia integrou o time de jogadores da seleção grega de sub-19, no Europeu de 2007, na Áustria, no qual saiu-se muitíssimo bem, sendo um dos escolhidos a integrar o melhor time titular do torneio, colocando-se na posição de médio-direito, apesar de, por norma, atuar na centrol do meio-campo. A sua estreia oficial pela Seleção A da Grécia foi no dia 16 de Maio de 2008, num amistoso frente ao Chipre, tornando-se desde então uma presença regular nas convocações de Otto Rehhagel.

Em Fevereiro de 2007, o jovem ajudou o Panathinaikos a derrotar o AEK de Atenas (4-1), fazendo uma magnífica partida. Marcador de um dos gols do triunfo, o jovem viria ainda a fazer duas assistências, tornando-se no grande destaque da partida. No final da temporada, decerto um dos picos mais altos da sua carreira: assinou contrato profissional com o emblema alviverde. Na temporada 2007/2008, foi um período de tempo para o jovem jogador nunca mais recordar, devido a graves lesões. Quando recuperou, José Peseiro - treinador do Panathinaikos na época -, colocou-o de fora o resto da temporada, gerando muita contestação entre os torcedores do clube em torno de si. 

Na temporada seguinte, com a chegada de Ten Cate ao comando da equipa técnica, adivinhou-se desde logo que Ninis seria uma aposta válida ao longo da temporada, tal era o número de jogos em que havia alinhado durante a pré-temporada. No Verão de 2008, Ten Cate ofereceu a braçadeira de capitão a Ninis, juntamente com Gilberto Silva e Dimitris Salpigidis, tornando-se no atleta mais jovem a erguer esse mesmo cargo. No mês seguinte, o futebolista assinava por mais quatro anos, vinculando-se assim aos Greens até 2012. A renovação com os dirigentes gregos não foi por menos, já que AC Milan, AS Roma, Schalke 04, Chelsea, Real Madrid, Arsenal e Manchester United estavam de olho no jovem médio de 19 anos. 

IN GAMES 
Na minha opinião Ninis é um exelente jogador para se investir em seus saves, tanto de FIFA quando os de PES, por experiência própria posso afirmar que é um exelente jogador nos dois jogos, jovem, evolui muito, e é um exelente armador no estilo clássico. Tem bom passe e e velocidade. 

Categories:

2 Response for the "ANÁLISE DE PROMESSAS – Sotiris Ninis"

  1. sempre achei um excelente jogador e contratarei ele na próxima janela, sempre fui fã dele desde FM10, é um meia habilidoso e rápido, vale a pena a investida, e um texto muito bom Azevedo, parabéns!

  2. joaobosco says:

    Nunca fiz ml com o Panathinaikos, nem nunca contratei o dito cujo, mas pelo que dizem, parece que é bom de bola :D

Postar um comentário